domingo, 31 de janeiro de 2010

Actividade de Matemática para resolver.

Liga cada rectângulo ao triângulo correspondente. Atenção: As linhas de ligação não se podem cruzar!


Esta actividade de Matemática vem-nos da EB1 de Monte, onde poderemos apelar ao espírito de concentração e raciocínio dos nossos alunos.
Bons resultados!...

A perdiz e os galos


Esta fábula tem o encanto que todos nós conhecemos da leitura e interpretação das mesmas.
A turma do 4º.ano da Eb1 de Ferreiros, na Área de Projecto, leu e interpretou a história, “A perdiz e os galos”, onde se apela à paz, principalmente entre a vizinhança.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Feira de Outono na E.b.1 de Monte Sta. Cristina









No dia 27 de Novembro, na nossa escola, realizou-se a Feira de Outono como estava programado no Plano Anual de Actividades.
A actividade começou a ser organizada com alguns dias de antecedência preparando e marcando os produtos que os alunos gradualmente iam trazendo.
Os produtos foram distribuídos de acordo com as suas características.
Abriram-se as portas ao público às 11:00h e com um afluência satisfatória. Os alunos venderam cebolas, batatas, fatias de bolo, coelhos, trabalhos que eles tinham elaborado e ainda muitos outros produtos como uma feira que se preze. Os professores orientavam e ajudavam nos negócios.
Todos os alunos, desde o pré escolar ao 4.º ano de escolaridade, estiveram envolvidos e empenhados na actividade.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Estudo do Meio - Distritos


A turma FR3 da escola de Ferreiros elaborou,na área de Estudo do Meio,e no conhecimento do seu país,uma ficha onde registaram os distritos de Portugal Continental.
Os conhecimentos que todos possam adquirir,tanto na escola como nas suas vivências diárias,será sempre, com toda a certeza,uma mais valia para a vida futura dos nossos alunos e contribuirá para aprofundar os seus saberes.

Tangran





Os alunos da turma FR1 e no âmbito da Matemática,realizaram um exercício de Tangran,onde as formas criadas resultaram num bom entendimento dos alunos com as formas geométricas.Todos sabemos que as crianças aprendem com mais facilidade, manipulando ou sentindo os materiais nas mãos e é o que acontece no caso do Tangran.

Estudo Acompanhado


Na área de Estudo Acompanhado a turma FR2A realizou um pequeno crucigrama alusivo a um diálogo assecível a uma turma do segundo ano.
Nesta fase de ensino,todos sabemos que o mais importante é a leitura e a escrita,mas também se deve apelar à criatividade dos alunos.

Concurso de Separadores de livros


Na turma FR4A,foi seleccionado um trabalho do concurso de separadores de livros.O mais original foi o escolhido pelos colegas de turma.
Este pequeno trabalho apela à imaginação e ao sentido estético de uma criança de nove anos.É sempre de motivar as suas ideias,mesmo que a nós nos pareçam ainda muito rudimentares.

Estudo do Meio


Os alunos do terceiro ano,e como nesta altura estão a estudar os brasões da sua cidade,apresentam o brasão da cidade de Fafe,onde referenciam aspectos do turismo,monumentos, parte da história da Justiça de Fafe e ainda um lugar para visitar a quem pretender sossêgo,boa gastronomia e bonitas paisagens.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O Inverno

Também do 2º.ano se apresenta uma composição,que descreve com bastante criatividade e elaboração a estação do ano que atravessamos.
O aluno conseguiu exprimir através da escrita o conhecimento e distinção entre as
estações do ano.Para um segundo ano, é de aplaudir a ortografia e a capacidade de síntese do aluno.

Formação Cívica

Na área de Formação Cívica foi abordado o tema "Respeitar os outros",onde os alunos da turma FR2,deram mostras de vir a ser cidadãos respeitáveis e conhecedores das boas práticas da educação e da cidadania.
Dentro da sua idade e dos seus,ainda parcos conhecimentos,souberam transmitir actos de bondade através do desenho e da pintura.

Plano Nacional de Leitura

Este trabalho foi elaborado no âmbito do PNL, no livro adoptado para o 2º.ano "A Ilha das Palavras".O aluno adaptou o seu trabalho a um colorido desenho,onde deu os respectivos nomes que foram surgindo ao longo da história.
Foi uma lenda muito apreciada por toda a turma e de onde resultaram trabalhos interessantes.Foi feita uma selecção e posterior eleição do desenho mais votado.

Blog Do 1º ciclo AVEA

O presente blog, foi criado para enriquecer as actividades decorrentes nas 4 escolas do 1º ciclo do Agrupamento Vertical de Escolas deArões (AVEA).

A melhor forma de fazer os outros chegar ao nosso trabalho é através da publicação das nossas actividades e ideias entre as várias escolas deste Agrupamento no Blog, ao mesmo tempo que abraçamos as novas tecnologias.